Por que as empresas pedem tanto?

POR-QUE-AS-EMPRESAS
0

O Vagas TI Brasil em entrevista com algumas empresas parceiras de treinamentos em TI, constatou que constantemente elas ouvem os profissionais de TI reclamando que o mercado de TI está muito exigente, e por outro lado, os RHs da empresas de TI parcerias informam que está faltando gente preparada para o mercado. De acordo com a Brasscom — Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação, em uma pesquisa divulgada em 25/08/2016, o Brasil precisará de 750 mil profissionais de TI até 2020.

Qual é o problema de tudo isso?

Na verdade, podemos perceber que muitas pessoas não tem a visão completa sobre as possibilidades de atuação no mercado de TI. Elas ainda não entendem como funciona uma empresa de TI e acham que devem dominar o mundo para entrar no mercado de TI, e infelizmente elas procuram conhecimento em muita coisa e não dominam a fundo um determinado assunto, deixando de serem peritas no que fazem.

Em tempos de grande concorrência, crise financeira, retração de investimentos, é provável que as empresas procurem ficar com pessoas que produzem mais. Ter profissionais especialistas é mais vantajoso na maioria dos casos, do que ter profissionais generalistas, pois quanto mais se domina um determinado assunto (especialização) mais eficiente e segura será as decisões e ações dos profissionais.

Qual é a sugestão?

O Vagas TI Brasil recomenda que os futuros e atuais profissionais de TI procurem se especializar em ferramentas, técnicas, conceitos, melhores práticas da carreira que atuam ou pretendem atuar. Conhecer a si mesmo também é uma ótima forma de se dar bem no mercado, pois para cada papel dentro da atividades de desenvolvimento de software, as habilidades comportamentais influenciam na qualidade do trabalho e na disposição de buscar novos conhecimentos.

 “Faça aquilo que gosta e não terá de trabalhar um único dia na sua vida” Warren Buffet.

 

Não tem para onde correr!

O processo de recrutamento & seleção é crítico para qualquer empresa, pois a falha deles neste processo quanto ao perfil desejado, certamente irá gerar perdas de recursos como tempo e dinheiro para a empresa contratante. Um outro fator que se deve levar em consideração são as terceirizações em TI, onde as empresas que contratam os profissionais devem atender a exigências dos contratos de terceirizações, e então não existe espaço para desenvolvimento de profissionais, eles precisam encontrar pessoas que atendam às exigências do cliente.

Diante deste cenário, o melhor mesmo é o profissional se qualificar para as oportunidades, ficando atendo as evoluções do mercado de TI. Um caminho para esta qualificação e entender bem o que é esperado de conhecimento dos profissionais. Recomendamos conhecer o Guia das Profissões de TI, que poderá te orientar quanto o que é necessário dominar e o que pode ser um diferencial

Artigos Semelhantes

Deixe seu comentário

logadoYou must be to post a comment.